segunda-feira, 30 de outubro de 2017

I° Encontro de Escaladores do Pedrão

Fala calangos, tudo em cima!!

"No ultimo final de semana de agosto, 26 e 27 aconteceu o Iº Encontro de Escaladores do Pedrão. Um evento entre amigos que contou com a participação de mais de 30 escaladores, além pessoas interessadas pelo esporte,confiram."

Por Samuel Moreira.

Com intuito de reunir a galera pra escalar e se divertir, o evento também levantou fundos para manutenção do Abrigo Pedrão, do Sr. Tião e Dª Romilda! Os participantes contribuíram com o pagamento de uma taxa de inscrição para ficarem no camping, e para os interessados foi vendido um delicioso jantar, preparado pela dona Romilda!

Imagem feita durante o jantar...e que jantar. (Imagem Rafael "Peter" Reis)

Também rolou sorteio de brindes, fogueira, venda de cervejas artesanais produzidas por amigos escaladores e é claro muita curtição, histórias,e é claro muitas risadas!!



Além de muita escalada, durante o evento rolou a manutenção de umas das vias do setor. A via Suano Arco recebeu chapeletas Pingo da Bonier em suas bases, para facilitar o rapel, ja que antes era preciso abandonar cordeletes ou fitas em uma das chapas! O trabalho foi realizado pelo amigo e escalador Zé Nunes e sua parceira Heloísa.

Também rolou inicio de um novo projeto, a abertura de uma nova linha que deve ser uma das mais extensas do Pedrão. Este projeto tem apoio da Ancora Sistemas de Fixação, que gentilmente cedeu os chumbadores para mais esta conquista. E também da Bonier, empresa que cedeu as chapeletas Pingo. o Nosso muito obrigado! O projeto ainda não foi finalizado, mas ja conta com 3 enfiadas completas e quase 100mts de comprimento.
Samuel no inicio do novo projeto.

 
Traçado da via em azul, e possível traçado em verde.


Ano que vem esperamos que tudo de certo e que possamos realizar a segunda edição!! Agradecimento aos apoiadores do evento Henrique, que forneceu varios kits de magnésio Desfibrila, ao Armazém Aventura que forneceu kits com camisetas, ao Stéfano que forneceu as pomadas Buffalo Wax, a Ancora que forneceu os Chumbadores para os kits sorteados juntamente com as chapeletas da Bonier, e ao mextre Eliseu Frechou que gentilmente cedeu inumeras edições da Mountain Voices e algumas cervejas Bauzera, para o sorteio.

sábado, 28 de outubro de 2017

Vertical Minas e Âncora Sistemas de Fixação

Fala galéra do blog!! Tudo em cima!!

Poutz galera, este ano esta sendo fódastico, o meio do ano ja passou e com ele muitas novidades!! Uma delas foi a parceria com a Âncora Sistemas de Fixação, que fechou contrato comigo para patrocinar brocas e chumbadores para a conquista de novas vias de escalada! E ela estará presente no encontro de escaladores do Pedrão,em Pedralva, sul de MG...mas este assunto é para o próximo post, hehe!!

Pelo terceiro ano seguinte a entrei em contato com o pessoal da Ancora para descolar um patrocínio e mais uma vez fui bem atendido, e eles me enviaram duzias e mais duzias de chumbadores de inox e brocas de várias medidas, para a conquista de vias de escaladas...além de alguns brindes também!!

São de empresas empenhadas assim que a escalada precisa e agradece, pois colaboram e muito para o seu desenvolvimento.


A Empresa!

Fundada em 1992, além de fixadores para Construção Civil, a Âncora se especializou na realização de consultoria, treinamentos e supervisão ligadas ao segmento, sendo a única empresa a contar com um laboratório técnico equipado a atender as mais diversas necessidades em serviços. 

O investimento tecnológico é constante e participa ativamente na normatização de processos e produtos, junto a órgãos técnicos especializados, promovendo a institucionalização da fixação e levando mais conhecimento para usuários e consumidores.Localizada em Vinhedo/SP, em uma área de mais de 30.000 metros quadrados, a empresa possui um parque fabril moderno para oferecer soluções exclusivas para todo o mercado da construção. 

Responsabilidade, garantia e qualidade total são atributos diários em seus produtos e ações, tendo seus produtos testados e aprovados por órgãos técnicos especializados. Por meio de um sistema logístico ágil, a Âncora conta com grande capacidade de estocagem de produto final e rapidez em sua entrega. O atendimento é totalmente voltado para as necessidades dos clientes, sempre aprimorando constantemente com equipe técnica qualificada.

Por fim...

"Gostaria de agradecer a toda equipe que acreditou no meu projeto e meu deu suporte para que pudesse tirá-lo do papel, a comunidade escaladora agradece!"

Samuel Moreira




quinta-feira, 27 de abril de 2017

O Sul de Minas e seus infinitos e fodásticos setores para a prática de escalada em rocha!

"Ha tempos eu estava com uma via na cabeça e com muita vontade de conhecê-la, foi então que meu amigo Juliano fez o convite e partimos para Paraisópolis, sul de MG, na Pedra Branca, para escalar a via: Quebra Cabeça 6° VIsup E2 165!!"

Por Samuel Moreira

Eu estava muito animado em conhecer esta via, porém não tinha descolado um parceiro. Tinha comentado com alguns escaladores, mas não rolou de fechar a parceria. Foi então que meu Whastsapp apitou e era o Ju, me chamando pra dividir a cordada e conhecer a via Quebra cabeça. È claro que eu topei na hora! Então no feriado da Sexta Feira Santa 14/04 juntei as coisas, lanche, equipo, entrei no carro e depois de 30 min de carro (isso mesmo, moro muito próximo do setor) e mais alguns de trilha eu já estava na base da pedra junto com Juliano e Elisa, que também iria dividir a corda com agente e fazer todas as fotos para este post, valeu Elisinha!
Juliano (ao fundo) e Samuel na base da via Quebra Cabeça
Decidimos que Eu guiaria as enfiadas, para conhecer por completo a via, já que Juliano e Elisa já a haviam repetido antes, depois de sua regrampeação! Isso mesmo, a via já foi regrampeada, pois trata-se de uma via de 97, equipada por escaladores da região. O inicio da via, e por sinal a parte mais legal, é uma fenda que sai do chão e toca por uns 6 ou 7 metros, com boas colocações, pequenas, mas muito boas. Confirmo isso, pois logo após dominar toda a fenda, na virada, para chegar na chapa, eu levei uma vaca, e fiquei parado apenas em um camalot 0.3!


Após emendar as duas primeiras cordadas toquei para a 3ª, que tem um crux delicado de 6sup, mas que desta vez dominei sem problemas! Em seguida o Ju tocou a quarta enfiada, e me mandou a ponta da corda para que tambem pudesse guia-la, ja que Elisa estava comigo na P3 para me fazer a segurança, e assim fizemos em todas as enfiadas, para que os dois fominhas pudessem guiar todas kkk.

A quase morte mental na quinta enfiada, rs.

Putz que parilo!!! È o que digo, rs. Na quinta enfiada, rolou um esticão que me fritou os neurônios. Depois de sair de dois platôs eu parei a uns 5 metros da base, e não havia Cristo que me fizesse continuar, a não ser o Juliano gritando vários "kmonns" pra tentar me animar, confesso que até me animou, mas o santo salvador no lance foii um camalot #0.75 que eu tinha por acaso no meu rack, kkk. Protegi em um buraco (proteção psicológica) e consegui passar o lance depois de uns 40 minutos indo e voltando, mas valeu! Então pra quem quiser repetí-la, leve umas peças a mais na quinta enfiada!
Inicio da travessia, para logo depois entrar no esticão da 5ª enfiada.
A última enfiada, é incrivel, estilo "head wall", super vertical e bem esportiva, com bastante agarras e regletes bons, com um esticãozinho para chegar na base, porem ja com a pedra mais positiva!! No final, depois de 3 horas estávamos no cume e já se aprontando pra pegar a trilha e voltar para o carro!
Saída para o cume na sexta enfiada, com crux de 6sup.
CROQUI DA VIA

Mais informações sobre a Pedra Branca de Paraisópolis, acesse o link -->> http://vertical-minas.blogspot.com.br/2015/06/escalada-no-sul-de-mg-pedra-branca.html

Abraço e boas escaladas!!

Que venha temporada 2017!!!

quinta-feira, 2 de março de 2017

Escaladinhas por aí...retornando no climb!!

Fala galéra, tudo em cima!

Poxa, já estamos em Março e nada de post novo no blog! Mas que relaxo hein! Que nada, as coisas andam meio devagar devido a uma série de fatores. Mas ta valendo, como diz um amigo escalador...agente escala quando dá e se diverte sempre!

De escalador e Pedreiro todo mundo tem um pouco...

Então, no final de 2016 e inicio do ano eu andei ocupado com uma obra aqui em casa, e como eu estava muito na pilha de terminar logo, tirei alguns finais de semana para trabalhar na "pedreiragem",só que pela falta de costume e por não estar muito acostumado ao serviço, diga-se de passagem pesado, eu acabei lesionando o cotovelo. Isso me deixou com uma baita dor e me impossibilitou de escalar. Me lasquei, então parece piada, mas meu amigos me chamavam pra escalar e eu ficava em casa com dor de cotovelo, hahaha!

Mas em fim, depois de 4 longos meses, estou voltando devagarzin, e com menos dores no braço. Neste ultimo final de semana, domingo de carnaval, a convite do parça Antonio Calvo (dá-lhe Tonhão) e do figuraça do Fernando Aranha (isso mesmo, aquele que tinha um abrigo em São Bento e que derrubou tudo pra fazer cerveja...que massa...cerveja...cerveja, calma, respira), fui até Paraisópolis, sul de Mg para escalar na falésinha da Pedra Branca.

Teve muito divertido, chegamos cedo e como la da pra se escalar com um pouco de chuva, pensamos: nossa, só vai dar nós aqui! Errado, uns 40 min depois começou a brotar gente de todo que é lado e no final das contas éramos 3 e viramos 30!! Isso mesmo, lotou o pico! E pra ficar mais "legal" choveu pra caralho e molhou todas as vias kkk!

Mas teve bom, deu pra dar aí uns 5 pegas de leve pra entrar no ritmo, conhecer umas linhas novas e fritar os dedos também! O Lance das vias lá é o seguinte, são vias curtas de no máximo5/6 chapas, algumas vias com 3 ( escutei um Paulista dizendo que era um boulder equipado). Eu acabei que não fiz foto alguma, a não ser du um escalador que não lembro o nome em uma via que tambem não sei o nome, mas ficou bacana!!!

Escalador na cadena de umas das vias na falésia.
Até que emfim um croqui...

Ja fui acho que umas 5 vezes escalar na F da PB ( toda hora ter que ficar escrevendo Falésinha da Pedra Branca é osso!!). Mas desta vez consegui o croqui, mas só consegui depois que cheguei em casa hahaha, mas ta valendo, na próxima vez não vou ficar perdido. Então segue o croqui pra galéra:



Bom pessoal por hoje é isso mesmo, logo menos to de volta na ativa...digo na ativa mesmo!! Grande abraço e Boas escaladas!!