terça-feira, 22 de setembro de 2015

Escalada no Pico Agudo em São João da Mata

E aí galéra da escalada, tudo em cima!

"Neste fim de semana 20/09 eu ia para Pedralva, escalar no Pedrão. Mas devido ao calor do infernos que anda fazendo mudamos de ideia e tocamos para São João da Mata, para escalar e conhecer o Pico Agudo...fez calor do mesmo jeito, rs"


Vista parcial do Pico Agudo - Foto Samuel Moreira

A convite do amigo Gustavo Piancastelli (vulgo Puta; vulgo Casca Grossa; vulgo....), fomos conhecer este setor que esta em desenvolvimento! Saí de Cachoeira as 5 da madruga e me encontrei com Paulada, Willen e o Vinicius. Partindo de Pouso Alegre, siga pela rodovia 459, e pegue a MG 179 sentido Alfenas, não tem erro! Chegando na cidade ja é possivel avistar a pedra. Tomamos um café em um dos "bartécos" da cidade, algumas infos e tocamos para a pedra!

BETA: Ao contrário de nós (fissurados), o canal é chegar para escalar no período da tarde, após o almoço. Pois a pedra tem a face voltada para o leste, e o sol come na nuca na parte da manhã!

O setor conta com aproximadamente 25  vias de escalada, com graduações que vão do 6° ao 8b e com altura que ultrapassa os 180 mts. Vias delicadas, técnicas, fendas, vias mistas e móveis, esportivas... com certeza um prato cheio para escaladores que almejam dar um grau na escalada! 

O estilo de escalada é a Esportiva de Parede Tradicional (caraca nem sei se isto existe, rs) e vias com duas enfiadas cheias chegando aos 100 mts fácil! A qualidade da rocha é muito boa, não muito abrasiva, mas bem aderente, com fendas, buracos, regletes, cristais enormes, lacas e grandes agarras!

Tive o prazer de fazer a primeira repetição da via Chapeleteiro Maluco com o Paulada. Trata-se de um 6+ VIIa E2 100m, com duas enfiadas, e guiei os dois largos, com lances em aderência, e passagens apimentadas em móvel, crux de reglete exposto e alguns esticões, um belo treino para exercitar o psico! 


Foto: Gustavo Piancastelli
Foto: Gustavo Piancastelli

Os parças Vinicius e Willen fizeram a via Alice, outra via bem legal que segue paralelamente a esquerda da via Chapeleteiro. Com um crux no final da primeira enfiada...uma virada de teto insana..os caras mandaram muito!


Willen Simões no crux da via Alice. Foto: Gustavo Piancastelli

Valeu a vibe galera..e boas escaladas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.