terça-feira, 27 de outubro de 2015

Escalada na Via "Normal" da Pedra Branca em Paraisópolis MG.

E aí povo da montanha, tudo em cima!

Neste ultimo sábado 25/10 fui até Paraisópolis, sul de MG para escalar na Pedra Branca!

O final de semana se aproximava e com ele também a data de inicio do Big 500, que além de outros estados no Brasil, será realizado aqui em MG, e na Pedra Branca! Lugar maneiraço com vias tradicionais e esportivas! Ver:Escalada Pedra Branca

A escalada

Cheguei lá por volta das 6:30 da manhã, no meio do caminho meu amigo e parceiro Wilder se juntou a mim e lá nos encontramos com Elisa e Glauco. Mochila nas costas seguimos por trilha seguindo totens espalhados pelo caminho, e logo estavamos na base da via. Decidimos entrar na via Normal, que acabara de ser regrampeada, e como eu estava muito na pilha de conhece-la assumi a ponta da corda na dupla com Wilder e iniciei a escalada as 8 da manhã! Glauco e Elisa vieram atras formando a segunda dupla, não muito distantes de nós, pois precisava dos betas da Elisa que já realizara a escalada anteriormente!

São 4 enfiadas totalizando aproximadamente 150 metros, que variam de lances de 3sup a 5° e E3. 

A primeira enfiada tem chapeletas um pouco distantes e a saida é bem tecnica, lances apimentadoas que logo dominados chega-se a um platô onde se encontra a base! 

Fotografia feita da P1, escaladores ainda na base antes de entrar na via!
A segunda parte da via é contornando  uma laca das grandes, um zigue-zague do cão e um lance de vara mato após a 3ª chapa, para então chegar numa bela arvore e montar a segue por ali mesmo! 
Saída para a segunda enfiada!
A terceira enfiada, umas das mais curtas e mais fáceis, porém a mais exposta. Um esticão de uns 20 metros sem proteção alguma, com lances positivos e com agarras.
Final da 3ª enfiada!
Na quarta e ultima enfiada é onde se encontra crux, uma saída técnica num diedro protegido em móvel, e logo mais acima um trecho vertical mas com boas agarras!
Saída para 4ª enfiada...hora de requisitar os "friends"!


História da Via Normal

A primeira via do setor foi conquistada em meados de Agosto de 1985 (Cacete voador de botas countries...eu estava nas fraldas), por Walter Baere, Doni Lima e Mario de Almeida. Foram utilizados grampos "P's" e os famosos "spits" nas cantoneiras, um trabalho que durou dois dias! Em abril deste ano Juliano e sua primeira dama Elisa, juntamente com o parça Bobby Oliveira, fizeram a regrampeação da via, substituindo as antigas chapas caseiras de aluminio, por bolts e chapeletas em aço, assim como realizando melhorias, com prévia autorização dos conquistadores é claro! 
Ricardo Miele, duplicando a P4 da via. Foto de 1995



Elisa, em 2015 nos trabalhos de regrampeação, duplicando a P3.


P3 da Normal, duplicada e ainda com grampo original da via.


Betas

Leve fitas longas de 60 ou 120cm para evitar o arrasto em alguns pontos! 

Na ultima parte depois da terceira chapa rola proteger com um Cam nº2 na fenda a esquerda (opcional).

Após terminar a via, siga pelo platõ e entre na trilha marcada com um Tóten, após chegar na Figueira, desça pelo pasto margeando a cerca de arame, seguindo as fitas de identificação para então voltar a trilha dentro da mata para se chegar a base novamente!
Tóten marcando inicio da trilha para o cume.


Croqui




Enquanto isso....


Final da escalada, descanso no cume!
Enquanto nos divertíamos a valer nesta via, o anfitrião do local e empenhadíssimo Juliano "Pedra Chata" vinha de cima no rapel, munido de bolts gentilmente cedidos pela Ancora Sistemas de Fixação num puta trampo de regrampeação na via Quebra Cabeça, outra via irada que logo menos estaremos falando dela por aqui! 

Então é isso, nos vemos no Big 500 Pedra Branca!!!

Abraços e boas escaladas!

PS: Período de Inscrição para o evento: de 14 de Outubro à 13 de Novembro.
- Período do evento: de 14 de Novembro a 19 de Dezembro.
- Para participar preencha a ficha de inscrição aqui no link -->> Pagina Big 500 e envie para o email: big500pedrabranca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.