quarta-feira, 11 de maio de 2016

Highline Pouso Alegre - Conquistando novas linhas no SUL de MG!

Fala povo da montanha, tudo em cima!


"Hoje falaremos sobre um esporte que a cada dia toma mais forma e vai ganhando mais espaço e adeptos: O Highline! A seguir veremos o relato de como foi a conquista de duas linhas em um lugar incrível aqui no sul de minas."

Por Artur Parenti

         Em meados de agosto de 2015, nós do Highline de Pouso Alegre, graças ao nosso amigo Guilherme Coury (atleta de Highline da Bera Adventure), abrimos as duas primeiras linhas de Highline da Serra Monte Belo, também conhecido como Serra Grande, ou como a chamamos: Pedra da Baleia.




      A montanha é localizada no município de Cachoeira de Minas, fazendo divisa com Conceição dos Ouros. O acesso e feito tanto por Ouros quanto por Cachoeira de Minas, com trechos de estrada é boa em sua maior parte, com subidas bem íngremes, pouco espaço para o carro, e alguns lances de cascalho natural que quase impedem o carro de passar. Fiquem atentos aos carros baixos!

A missão durou 3 (três) dias, estávamos em 8 (oito) pessoas, (Eu, Luquinha Andrade, Dieguinho Moreira, Jonas Vieira, Joãozinho, Gui Coury, Bruno Leite, Fabrini As).
Nós acampamos no topo da montanha, precisamente na Floresta que e é bem protegida do vento, e conta com um espaço muito bom pra acampar.

A primeira linha de Highline fica perto do acampamento à esquerda descendo uma trilha cerca de 50 metros. Localizada na face Oeste da montanha, o local conta com um visual incrível, principalmente no pôr do sol, sendo que tal local é apelidado de Frankenstein (por causa do aspecto da rocha ser parecido com a cabeça desse personagem).
Por conta disso, a linha que tem 17 metros de comprimento por 30 de altura e 170 metros de exposição, foi batizada de “Sobrancelha do Frank”. Isso por que uma das ancoragens fica localizada no que seria a Sobrancelha da tal cabeça do Frankenstein.

A linha apesar de curta, conta com uma vista privilegiada da cidade de Pouso Alegre/MG; Além disso, é uma linha muito boa para se treinar manobras estáticas e exposições viradas para o abismo!!! Eu recomendo caminhar nessa linha no por do sol, por do sol esse, semelhante ao de São Thomé das Letras/MG (se é que isso é possível, rs).



A segunda linha é mais desafiadora, tanto na sua montagem, quanto no nível de desafio. Apelidada de “Anão pelado” (não me pergunte por que!) essa linha conta com 38 metros de comprimento por 30 metros de altura e 140 metros de exposição.




Essa linha fica na parte direita do acampamento, descendo a trilha sentido a Caverna que tem na parte baixa da Pedra (Caverna essa que deveria ser visitada pelos meus amigos escaladores mais experientes, para eventuais conquistas de vias de escaladas).

Pra montar a “Anão pelado”, tem de descer um rapel com cerca de 30 metros na base esquerda da linha, já na base direita, deve chegar em uma beirada do penhasco para se ancorar no Highline (futuramente pretendo melhorar a segurança desse local furando mais um bolt pra clipar o auto seguro do atleta que estiver entrando na linha).

Essa segunda linha fica de frente para as duas cidades que disputam sua divisa (Cachoeira de Minas/MG e Conceição dos Ouros/MG), mais precisamente na face leste da montanha, consequentemente fica de frente também para a pedra do Baú. A distância da Anão Pelado” é a mesma da “4e20” a linha mais clássica do Baú, qual seja 38 metros de puro bounce e muita adrenalina!!!

Gostaria primeiramente de agradecer ao nosso amigo Juliano Pedra Chata que nos indicou o potencial da Pedra da Baleia, assim como gentilmente cedeu seu equipamento para ajudar na conquista da segunda linha e também participando na limpeza da trilha...Kmonn! Agradecer ao climber Samuel Moreira, que nos apoiou, inclusive cedendo os chumbadores da ÂNCORA, para que pudéssemos conquistar essas duas linhas de highline em solo sul mineiro, bem como abriu esse espaço no blog, para que pudéssemos compartilhar essa conquista com toda comunidade da montanha. E por último, mas não menos importantes, os nossos amigos de São Paulo/SP, os highliner’s, Bruno Leite, Fabrini As e Guilherme Coury, lembrando que toda a conquista foi dirigida e concretizada pelo Gui Coury, que mesmo tendo diversos compromissos pelo Brasil inteiro, separou um final de semana para deixar esse presente para nós Sul mineiros e demais atletas de Highline do Brasil

Um salve pra toda a comunidade do Slack PA e Slack Sul mineiro! Nossa história só está começando! Um abraço e até a próxima!

Arthur Parenti

Advogado, entusiasta do esporte radical.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Realmente o setor tem grande potencial! O blog do Vertical Minas sempre estará aberto a toda comunidade, seja ela da Escalada do Montanhismo entre outros esportes, para poder relatar e divulgar o esporte na região! Grande Abraço, Samuel!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.