domingo, 8 de agosto de 2021

Via Bela da Tarde! Escalada exigente no Pedrão de Pedralva!

No penúltimo final de semana de Julho (2021), ainda nas férias, fomos escalar em Pedralva, Sandro e Eu, além de Eloisa e José Nunes. 

A via escolhida foi a Bela da tarde, extremamente bela e delicada, com passagens apimentadas de E3, além de lances duros de sétimo grau. 

Eu e Sandro iniciamos a escalada revesando a ponta da corda. Peguei a primeira que é bem extensa, e que de cara já confirma o grau de exposição da via. Cheguei na P1, Sandro veio na sequência e logo tocou a segunda, um pouco mais curta.
A terceira enfiada é meio estranha, começa bem protegida e depois da um estica na diagonal, e nao se vê a chapa, me perdi um pouco após a 4°ou 5° chapa, tive que desescalar até achar a melhor linha. Pra chegar na P3 tem um lance delicado, um pouco mais de confiança nos pés eu ficaria melhor, mas sem sustos. Logo na P3, bem equipado com meu sistema de ancoragem Quad costurado da Arienti Equipamentos, pude ver lá em baixo o casal chegando na P2.
Sandro pegou a quarta enfiada com uns esticões e o primeiro cux da via de 7a, bem duro diga-se de passagem. Uns regletes num vertical de doer...no entanto que a pele do dedão do pé foi pro espaço! 
Na quinta enfiada tem um crux logo na saída, um 7b com cara de 7a! Entrei mordendo os regletes e depois de um lance de boulder acabam-se as agarras e estica até a base com apenas 1 proteção fixa....são 50mts de enfiada.

Então eis que chega o lançe do artificial, passagenas duras de 8tavo grau que o Sandro fez questão de isolar! Eu fui jumareando pois já estava exausto e este grau é bem acima do que consigo mandar em livre hehehe. 
Nesta parada tem um platô enorme que até rola um bivak!
Depois disso peguei a ponta da corda na sexta enfiada, após guiar o início dela que é todo em móvel com exceção de uma chapa na saída, parei em um pequeno tetinho, e resolvi descer e passar a corda pro Sandro, que depois só parou no cume!
Chegamos no cume por volta das 18:30, nesta hora os parças que vinham atrás já estavam rapelando pois abortaram logo após o artificial, devido ao horário e não estavam com Head lamp!! Fique ligado e leve uma na mochila.
Descemos por estrada de terra batida, uns 40 min até onde deixamos o carro. Escalada bem boa num dia bom! 

O croqui da via você encontra disponível em um link aqui no blog para download!!

Abraços e boas Escaladas!


segunda-feira, 26 de julho de 2021

Guia de Escaladas da Serra do Pedrão

 Fala Galera, tudo em cima!

Acabou de sair do forno o novo Guia de Escaladas da Serra do Pedrão! Com informações sobre acesso, escalada local, ética, novas rotas e muito mais!

O guia é bem detalhado, com fotos e croquis individuais de cada via! O trabalho foi idealizado e executado pelo escalador Pouso Alegrense José Nunes e teve colaboração nas imagens, diagramação e revisão de outros escaladores para realização do trabalho, assim como de algumas empresas que apoiaram o projeto!

Faça o download clicando AQUI!

Abraços e boas escaladas!!

ERRATA: Na diagramação do guia ficou faltando acrescentar um grande parceiro dos encontros de escalada no Pedrão! 

A Brandsresoul! Do nosso parça e ressolador de sapatilha em São Lourenço, MG...o Thiago Brandão!! Valeu pelo apoio sempre!!



terça-feira, 6 de julho de 2021

Escalada Via "Hoje estou feliz" - Pedrão de Pedralva.

Tem dias que agente se surpreende com a escalada e volta pra casa de cabeça feita!!

Neste último domingo 04/06 fui para Pedralva escalar a via Hoje Estou Feliz 4° V E2+ D1 210m. Uma via de 2008, que, até onde eu saiba, em relato na Net, a última repetição foi em 2016.
Desta vez chamei meu parceiro Glauco (Gaco), que era a primeira vez dele no Pedrão. A ideia era fazer a via O Sabotador, e em seguida entrar na Hoje estou feliz. E assim fizemos. Alternamos as guiadas nesta via e logo estávamos no cume para o rapel.

Depois fizemos um lanche e tocamos para a base da Hoje...que fica descendo a trilha logo a esquerda, margeando a base da pedra. Organizamos as coisas e já visualizei a primeira chapa que marca o início da via, bem fácil de localizar.
Desta vez decidimos que Eu iria guiar todas as enfiadas, então comecei a escalar e já no início acima da chapa, comecei a sacar os Camalots para proteger o bonito sitema de fendas. Beta: Leve um jogo de camalots do 0.4 ao #4! 

Finalizando o trecho de fendas a escalda sai em face ligeiramente a direita, com lances de agarras e pés com 2 proteções fixas, a perder de vista! O crux da primeira enfiada está em um lance logo abaixo, no Diedro, um 5°!

Após chegar na P1, a escalada fica mais fácil tecnicamente, pois é ligeiramente positiva a parede, com bastante agarras. No entanto, as proteções fixas são bem poucas, com enfiadas de 50/55mtrs com 1 ou 2 proteções, que eu sugiro grau de exposição E2+ (E2+???...sim, é quando vc escala sentido a impressão de ser um E3, rs), ao contrário do grau de referência do croqui. Beta: Leve um Camalot 0.4, e #4 para a segunda enfiada.

O início da segunda enfiada é bem tranquilo e rola proteger numa fenda uns 5 metros acima, com um Camalot 0.4 que fica bomba! Depois é um esticao de uns 20 metros até chegar na única proteção fixa da enfiada. A linha segue em linha reta, e não se assuste, pois tem sim uma base logo acima, apesar de não conseguir visualizar, mas mantenha a escalada sempre a sua direita. Em determinado trecho rola até proteger dentro de uma grande laca com o Camalot #4, e assim eu fiz (eu emendei 3 fitas de 60 pra evitar arrasto), esta laca fica uns 15/20 mtrs abaixo da P2. 

Na terceira enfiada, tem que ficar ligado pra enxergar a primeira chapa, que está uns 10mts acima, em um platô. Este trecho é o mais delicado por questão de orientação. Beta: neste lance, procure acessar o platô um pouco mais a direita dele, as agarras são melhores, e depois faça a pequena travessia até chegar na chapa.

Saindo do platô a próxima chapa está mais próxima, o lance é bem de boa. A escalada flui e fique atento, pois a P3 É UMA BASE SIMPLES COM UMA CHAPA!

A partir daí, começa a última enfiada da via, siga reto pela Aresta, e vá tocando até chegar no mato, acima dele, rola uma proteção bomba com o Camalot 0.4, em um buraquinho na rocha, sem ele fica bem exposto, pois a chapa está bem lá em cima! Depois de costurar a chapa o lance é ir escalando pelos veios de pedra, e fazer a travessia até chegar na parada final da via O Sabotar, pois são em comum.
A Via Hoje estou feliz é bem bacana, mas não se engane com a graduação, apesar de fácil, o psico tem que estar em dia, e depois de se jogar no vazio, em alguns trechos no tem como voltar, a menos que desescale.

Croqui:
Equipamentos que usamos: 2 cordas de 60, 1 jogo de camalots do 0.4 ao 4, inclusive levei o 3.5, 10 costuras longas de 60cm!

Abraços e boas Escaladas! 
Samuka!

sábado, 3 de julho de 2021

Escalada na Pedra do Itacolomi - Segundo Round!

Fala galera tudo em cima! Neste último final de semana fui para Ipuiúna, ou seria Santa Rita de Caldas? Enfim, vou deixar a briga pelos limites territoriais da localização da Pedra do Itacolomi para os nativos da região! 


Desde setembro de 2020, quando tive lá pela última vez para repetir a via Curiango, que eu queria entrar em uma nova linha, ainda sem repetição pra sentir o drama da via. Conhecendo bem o conquistadaor, que por sinal é meu amigo e parceiro eu sabia que a tarefa iria ser um tanto quanto "divertida". E como ele mesmo comentou, "não preciso de ninguém pra fazer besteira comigo" kkkkk igual naquela música bosta, só que eu fiz ao contrário e chamei 2 cabras pra lá de gente finas! Rogério Malkomes o Tuco, o Gringo, o Rogerião (isso mesmo, um cara com vários codinomes), e tbm chamei a lenda, Paulo Paulada Power, vulgo Paulo Roberto!

Já dei o beta da via para os caras e entramos na via Linha Cruzada! Linha que recebe este nome por cruzar uma outra antiga linha do pico. Como a brilhante ideia foi minha decidi assumir a ponta da corda nos mais de 200mts de via, divididos em 4 cordadas cheias, de quase 60mts, e com uma graduação maluca sugerida em 4° V E2 D2.

Croqui
A Escalada!

Meu, a primeira é muito massa, início em um Diedro bem bonito, com boas opções para proteger com camalots, que logo foram requisitados. Leve o #2 e o #3 para o início do Diedro. Outro detalhe bastante peculiar ainda ali no final do Diedro, é a possibilidade de se laçar um buraco,  entalhado caprichosamente pela ação do tempo na rocha. Uma fita de 120 ou 80cm da conta do recado.
Passado esse deleite, a escalada começa nos malditos cristais do Itacolomi, com um crux de 5° bem técnico, conversa de sapata e rocha saca...e nos próximos 45 metros fique ligado que as proteções (apenas 4) começam a ficar mais distantes uma das outras. 

O segundo largo tem um início bastante interessante em um lance bonito, esportivo, que segue por uma canaleta, os cams são utilizados novamente, a mesma dupla, #2 e #3, até chegar em um pequeno teto, que com bom psico é livrado facilmente, pois acima dele no existe proteções fixas. 

Depois disso, fique ligado pra não errar a linha, pois a próxima proteção fixa está a direita, acima de um platô de mato, bem no vertical! Pra sair deste platô é um lance de 5/6° delicado nos cristais, mas bem protegido. Logo mais a escalada flui naquela barganha com cristais que a qualquer momento podem estourar, trabalhe bem a cabeça pois as outras proteções estão distantes até atingir a base.

Assim que atingimos a P3, é possível ver a linha toda da enfiada que segue por uma espécie de costão, dando a falsa impressão de ser fácil! Não se engane, é exposto pra caralho, não dá pra ver a chapa e se cair vai ter problemas! Neste trecho a primeira chapa está há uns 10mts e a segunda a uns 15mts, bem no meio do costão a esquerda, não bastando o crux que a meu ver é um Sextão, que está pra chegar na base com um estico maldito di
duas chapas abaixo!

Pra finalizar a escalada, no quarto largo, se ainda não tiver abandonado hehehe, o lance mais exigente é pra sair da base, onde não existe chapa alguma, até chegar num platô, mas aí já dá pra ver o cume nuns lances fáceis de 3 grau! Fim do climb!
No mais é isso mesmo e boas Escaladas!!

domingo, 6 de junho de 2021

Limpeza dos equipamentos móveis.

E aí galera, tudo em cima?

Aproveitei o domingo hoje de folga pra dar um trato nos meus Friends e Camalots! Eu curto muito escalar vias mixtas, ou inteiras em móvel, com isso o acúmulo de sujeira se acumula nas castanhas das peças e que hora ou outra podem começar a emperrar, então pelo menos duas vezes ao ano tiro um tempinho pra lavar, secar e lubrificar as parte mecânicas das peças.
Isso garante um bom funcionamento do equipamento e não vai te deixar não mão quando em algum momento você estiver escalando e precisar daquela peça. 

Eu costumo fazer da seguinte maneira! Primeiro aqueci um litro de água (isso varia de acordo com a quantidade de peças você tem). Não pode ferver a água, apenas aquecer a uma temperatura em que seja sensível ao toque.

Depois coloco em um recipie de plástico e adiciono algumas gotas de detergente líquido. FIQUE LIGADO pois tem que ser daqueles tipo neutro!
Mergulhe a peça na água morna com o detergente e faça movimentos de abrir e fechar o Friend/Camalot. Com ajuda de uma escova (usei uma velha que estava jogada no banheiro) vá escovando todas as cavidades das castanhas, o suficiente para limpar a peça. Feito isso enxaguar a peça em água limpa (se for morna melhor pra não destemperar a peça) e deixar secar a sombra.
Com estes cuidados simples você terá equipamento pra um bom tempo! Enquanto as fitas estiverem em bom estado, mas aí já é outra história...
Abraço e boas Escaladas!
Samuka👊🏽

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Via Lockdown - Uma opção em escalada esportiva para iniciantes no esporte!

Fala galera, tudo em cima! 

Aproveitei o feriado de Corpus Christi (03/06/21), para fazer uns furos e abrir mais uma linha de escalada na Pedra do Romão! Era projeto que Eu havia idealizado no ano passado e depois de melhorar o acesso resolvi ir lá para furar.
Eu fazendo primeiro furo!

A via é uma bem tranquila com passagens de 4°sup, no máximo um 5°, que ao meu ver é uma linha bacana para qu está começando a escalar, aquele primeiro contato com a escalada saca!?
Renan e Ladson no primeiro pega!

Batizei de "Lockdown" e tem 3 proteções fixas além de uma base duplicada para montar um Top Rope, tudo em chapeletas inox da Bonier Equipamentos!
O acesso ao bloco é feito por trilha, logo a direita da trilha principal, na entrada da mata, que da acesso ao setor Chegada, uns 100mtrs seguindo a trilha, o bloco fica a sua esquerda!
Renan conhecendo a linha.

Base com chapeleta rapelavel!

Mais uma opção pra turma apertar! Grande abraço e boas Escaladas!

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Manutenção Via Suanu Arcu no Pedrão de Pedralva.

MANUTENÇÃO DA VIA "SUANO ARCU" NO PEDRÃO EM PEDRALVA - MG

08/05/2021

Este final de semana estive em Pedralva, junto com meus parceiros Zé Nunes, Eloísa e Pedro. 


Escalamos a via Racha Cuca, uma incrível e clássica linha de escalada tradicional com lindos lances de E3.


Na descida, como de costume, usamos a via Suanu Arcu, e foram realizadas manutenções em suas bases, que agora contam com chapeletas Pingo e Dupla da Bonier Equipamentos, além dos chumbadores em inox da Ancora Sistemas de Fixação.


Agora durante o rapel não será mais necessário o abandono de cordeletes ou mosquetoões/malhas.


Escalar no Pedrão é sempre bom, e a temporada promete! Se cuidem e cuidem uns dos outros!

Abraços e boas Escaladas!

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Pedra Preta - Conceição do Ouros

Fala galera, tudo em cima! 

Em março deste anos eu fui convidada pelo amigo e parceiro Wilder Gomes, guia aqui na região da Mantiqueira, para conhecer uma Pedra com possíveis chances de abrir alguma via de escalada.
A acesso ao local se da por trilha em pasto aberto, e fica as 10km da cidade. Chegando a base da Pedra, demos uma boa olhada em algumas linhas e logo iniciamos os trabalhos em uma linha mais óbvia e mais "democrática" por não ser tão vertical.

A conquista da via foi bem tranquila, e a escalada foi fluindo sem mesmo fazer uso dos estribos, talons e cliffs! Foi uma conquista em livre.
A via foi batizada de "Pintura Rupestre" com graduação sugerida de 4sup E1+ 25mts. Uma linha bem tranquila para quem está iniciando na escalada, claro com todo cuidado, pois as agarras são poucas e existem algumas passagens em aderência.
Gostaria de agradecer o Will pelo convite, a Âncora pelos chumbadores e a Bonier pelas chapeletas usadas no projeto!
Até mais e boas Escaladas.
Samuka