Neste último domingo 04/06 fui para Pedralva escalar a via Hoje Estou Feliz 4° V E2+ D1 210m. Uma via de 2008, que, até onde eu saiba, em relato na Net, a última repetição foi em 2016.
Desta vez chamei meu parceiro Glauco (Gaco), que era a primeira vez dele no Pedrão. A ideia era fazer a via O Sabotador, e em seguida entrar na Hoje estou feliz. E assim fizemos. Alternamos as guiadas nesta via e logo estávamos no cume para o rapel.
Depois fizemos um lanche e tocamos para a base da Hoje...que fica descendo a trilha logo a esquerda, margeando a base da pedra. Organizamos as coisas e já visualizei a primeira chapa que marca o início da via, bem fácil de localizar.
Desta vez decidimos que Eu iria guiar todas as enfiadas, então comecei a escalar e já no início acima da chapa, comecei a sacar os Camalots para proteger o bonito sitema de fendas. Beta: Leve um jogo de camalots do 0.4 ao #4!
Finalizando o trecho de fendas a escalda sai em face ligeiramente a direita, com lances de agarras e pés com 2 proteções fixas, a perder de vista! O crux da primeira enfiada está em um lance logo abaixo, no Diedro, um 5°!
Após chegar na P1, a escalada fica mais fácil tecnicamente, pois é ligeiramente positiva a parede, com bastante agarras. No entanto, as proteções fixas são bem poucas, com enfiadas de 50/55mtrs com 1 ou 2 proteções, que eu sugiro grau de exposição E2+ (E2+???...sim, é quando vc escala sentido a impressão de ser um E3, rs), ao contrário do grau de referência do croqui. Beta: Leve um Camalot 0.4, e #4 para a segunda enfiada.
O início da segunda enfiada é bem tranquilo e rola proteger numa fenda uns 5 metros acima, com um Camalot 0.4 que fica bomba! Depois é um esticao de uns 20 metros até chegar na única proteção fixa da enfiada. A linha segue em linha reta, e não se assuste, pois tem sim uma base logo acima, apesar de não conseguir visualizar, mas mantenha a escalada sempre a sua direita. Em determinado trecho rola até proteger dentro de uma grande laca com o Camalot #4, e assim eu fiz (eu emendei 3 fitas de 60 pra evitar arrasto), esta laca fica uns 15/20 mtrs abaixo da P2.
Na terceira enfiada, tem que ficar ligado pra enxergar a primeira chapa, que está uns 10mts acima, em um platô. Este trecho é o mais delicado por questão de orientação. Beta: neste lance, procure acessar o platô um pouco mais a direita dele, as agarras são melhores, e depois faça a pequena travessia até chegar na chapa.
Saindo do platô a próxima chapa está mais próxima, o lance é bem de boa. A escalada flui e fique atento, pois a P3 É UMA BASE SIMPLES COM UMA CHAPA!
A partir daí, começa a última enfiada da via, siga reto pela Aresta, e vá tocando até chegar no mato, acima dele, rola uma proteção bomba com o Camalot 0.4, em um buraquinho na rocha, sem ele fica bem exposto, pois a chapa está bem lá em cima! Depois de costurar a chapa o lance é ir escalando pelos veios de pedra, e fazer a travessia até chegar na parada final da via O Sabotar, pois são em comum.
A Via Hoje estou feliz é bem bacana, mas não se engane com a graduação, apesar de fácil, o psico tem que estar em dia, e depois de se jogar no vazio, em alguns trechos no tem como voltar, a menos que desescale.
Croqui:
Equipamentos que usamos: 2 cordas de 60, 1 jogo de camalots do 0.4 ao 4, inclusive levei o 3.5, 10 costuras longas de 60cm!
Abraços e boas Escaladas!
Samuka!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.