Hey povo da montanha, tudo em cima!!
Então, o climb deste fim de semana foi em São Bento do Sapucaí, no complexo do Baú! Eu e o parça Luigi nos encontramos as 5:30hs da manhã em Cachoeira de Minas e pegamos a estrada. Uma hora mais tarde estávamos tomando um belo café da manha, já em SBS e prontos para um dia de escaladas irado!
As vias escolhidas foram a Homem Pássaro 6°VIsup e a clássica Paredão Tudo Bem 5°V, ambas vias mistas, com boas colocações, alguns lances mais expostos outros bem protegidos, enfim, diversão garantida.
Homem Pássaro!
Chegamos na base da HP as 8hs da manha e já iniciamos a escalada com Luigi guiando a primeira enfiada. Uma saída técnica em um diedro, que ele logo dominou, e em seguida um crux de VI bem protegido com chapas.
Peguei a segunda e foi um passeio, muito de boa, a mais fácil da via. O Luigi tocou a terceira, com um crux em um diedro pra chegar na parada, bem técnico.
Luigi na saída da via Homem Pássaro |
Eu nos primeiros movimentos da segunda enfiada. Foto Luigi |
Assumi a corda novamente e toquei a 4ª enfiada, que tem um crux depois de dois platos, onde se pode optar por proteger com uns Friends ou passar batido até a chapa. (Eu protegi, rs). A quinta enfiada e muito prazerosa, com boas agarras e a escalada flui muito bem, e também é onde tem o crux mais difícil, bem no final, quase no cume, chegando na parada. Fizemos a via em 3 horas, com uma escalada tranquila e sem surpresas. Parabéns a galera que teve privilegio de abrir esta via, José Nunes, Paulada Souza e demais.
Beta da via: Procure se informar se rolou chuva nos dias antecedentes a escalada, pois o final costuma ficar bem encharcado, inclusive no crux!
Paredão Tudo Bem!
Esta clássica via datada de 1981, é muito irada. Com colocações razoáveis e proteções do tipo artesanal em alguns pontos, é um desafio e uma escalada obrigatória para todo escalador que se preze e que curte uma tradezinha.
Depois de termos escalado a HP, decidimos entrar no Paredão e finalizar o dia. Já que se passavam do meio dia e a face sul do Bauzinho fazia sombra, seria um creme a escalada naquele setor, assim como foi a HP!
Entrei guiando a primeira enfiada, logo na saída tem um trabalho de pés e uns regletes ruins..mas que se encaixados te levam a um agarra salvadora. Depois um toca-toca saindo na diagonal para a direita, onde rola colocar uns morvis. Outra saída pra esquerda, uma travessia em uns lances de equilíbrio e logo se chega na primeira parada. O Luigi pegou a segunda e a terceira enfiada...alucinantes..logo no inicio da segunda, uma fenda seguida por um diedro, e um lance de "montada" sobre um bloco para costurar (adrenante).
Luigi na travessia da primeira enfiada. Foto Samuel Moreira |
Beta da Via: Não esqueça de levar uns nuts, ou micros no rack, pois podem ajudar na saída da segunda enfiada.
A terceira enfiada é bem bacana, saindo da 2ª parada, siga por um plato a direita, protegido com uma chapa, depois exige bastante força nos braços, pois é bem vertical, mas com boas agarras, e também rolam uns friends em uma fenda quase no final. A parada é com móveis, pois não existem grampos ou chapeletas.
Enfim, é isso, um dia super agradável com tempo bom e com boas escaladas e risadas, espero que curtam e comentem!
Abraços e boas escaladas!!!
Muito massa o relato! Detalhado, não extenso a ponto de ficar chato, e com fotos elucidativas! Valeu!
ResponderExcluirValeu Rodrigo Genja, aos pouco vamos dando formato e nos adaptando a uma maneira mais simples e objetiva de fazer escalada escrita rs, abraços!
Excluir