domingo, 1 de fevereiro de 2015

Escalada esportiva na Pedra da Piedade, Itajubá - MG.

Por Samuel Moreira.

Fala galera, tudo em cima!

Neste final de semana, ultimo dia de Janeiro, pra fechar o mês, a escalada foi na cidade de Itajuba. Para escalar umas vias esportivas na Pedra da Piedade! Paulada, Luigi, Johnson e Eu! A Piedade, como é conhecida pela comunidade escaladora é um setor incrível, com mais de 60 vias pra todos os gostos. Vias longas, esportivas regléticas, mistas, um campo escola e blocos para boulder! 
Pedra da Piedade - Foto Samuel Moreira.

Para se chegar a pedra o caminho é muito fácil, chegando em Itajubá o caminho é pela rodovia MG 383, que liga a cidade de Piranguçu, alguns km a frente, entre a direita sentido Bairro Capituba (ver placa), e continue pela estrada municipal José João Dias, logo mais fique atento a uma bifurcação, ali neste ponto entre a direita, depois não tem erro, esta estrada de terra levará até a base da pedra. Cuidado com carros baixos, pois a estrada é um pouco esburacada devido a água da chuva que desce por ali, abrindo valetas na estrada.
Gabriel, filho do Paulada. Foto Samuel Moreira.

Chegando no local onde se estacionam os carros (que não fica a 5 min da base) tem uma placa com algumas informações! A trilha é muito boa e bem demarcada, devido o setor ser bem frequentado. Alguns pontos foram feitos contenções, que ajuda a combater a erosão e mantem a trilha em boas condições. Leve repelente, pois nesta época (verão) os pernilongos estão a todo vapor, pela nossa sorte eles estavam dormindo e não nos incomodaram, rs!
Contenção em um ponto de desnível durante a trilha. Foto: Samuel Moreira

Chegamos por volta das 12hs e escolhemos um setor, que naquela hora do dia, fazia sombra na rocha. O Luigi tinha chegado antes e ja havia equipado a via Sem Neura, um 7a incrível com uma saída técnica. Entrei nela sem compromisso e pra minha surpresa mandei a via com os betas do time! Kmonn! Paulada entrou logo em seguida e se saiu muito bem, passeando na via, verdadeira malandragem, rs!

No mesmo setor ainda haviam outros sétimos interessantes, Tiro Certo 7b e Neurose 7b/c. Dei mais um pega, e agora na via Tiro Certo, outra via cheia de reglétes, (particularmente eu curto bastante) estava equipada também, faltando apenas a costura da base a ser sacada. Kmonha novamente e outra cadena, o dia estava rendendo graças aos betas do Luigi e do Paulada! Valeu Man!
Luigi Catapan, via Tiro Certo 7b. Foto: Samuel Moreira

Logo mais chegaram Leandro, Juliano Ribeiro e o Alexander "Coelho", e aproveitaram que havia equipado a via Neurose e foram logo apertando seus regletes. Ela era o meu projeto do dia e ficou para uma próxima oportunidade, estávamos com tempo curto. Leandro entrou e deu uma malhada nela apertando seus reglétes, que é claro não saiu barato e levando uma vaca em um dos movimentos delicados da via!
Leandro Passos na Via Neurose 7b/c. Foto Samuel Moreira.
Leandro Passos na Via Neurose 7b/c. Foto Samuel Moreira.

Partimos para outro setor que fica bem na chegada, onde tem a clássica e controversa via Nem Fudendo 7a, uma fenda linda (protegida) que sai do chão e sobe em linha reta a se perder de vista. Da ultima vez que estive la deixei escapar a cadena com uma queda no crux. Desta vez entrei melhor posicionado e sacando as costuras e "bang" mais uma cadeninha! Poxa fiquei muito contente com os resultados do dia, voltei pra casa satisfeito!
Paulada e Eu na base da Via Nem Fudendo 7a. Foto Luigi Catapan
Paulada na seg e eu na saída da via Nem Fudendo 7a - Foto Luigi Catapan.

Enfim, vale muito a pena ir escalar na Piedade e espero voltar muito em breve e conhecer outras vias iradas que existem por ali!


Abraços e boas escaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.